Quarta-feira, 27 de Fevereiro de 2008

Entrevista ao Vereador António Jorge Franco

1. No que diz respeito ao desporto, nomeadamente encontros, infra-estruturas, etc., quais são as principais metas para o ano de 2008?

 

R: A nível de eventos aqui no concelho temos preparados alguns ligados ao atletismo, ao hóquei e também ao futsal. No atletismo são de âmbito nacional, quer no centro de estágios do Luso, quer na mata do Buçaco e ainda na Mealhada. Como por exemplo, o Campeonato Nacional de Marcha, o Campeonato Nacional de Cross e ainda os campeonatos nacionais de atletismo a nível de júniores.

 

 

2. A autarquia da Mealhada tem como princípio apoiar as associações desportivas do município, tanto ao nível financeiro, como por exemplo na procura de sedes, locais para a prática das modalidades, etc?

 

R: A câmara tem algumas normas de apoio relativas a colectividades e associações desportivas e dá um apoio financeiro em função dessas normas. Depois temos o apoio logístico, de infra-estruturas, que são as que estão ao serviço das associações desportivas, ou seja, o Centro de estágios do Pavilhão da Mealhada, o Pavilhão do Luso, o campo da Pampilhosa, os campos da Mealhada, etc. Todos eles estão ao serviço não só das associações desportivas, mas também de toda população. Estamos sempre em colaboração com elas dentro das nossas possibilidades, e tendo em conta o bom desenvolvimento desportivo no concelho.

 

3. Quais são as áreas mais deficitárias em termos desportivos, no concelho da Mealhada?

 

R: Há sempre alguma parte deficitária, principalmente para as camadas jovens, onde será necessário fazer algum investimento e criar melhores condições, nomeadamente a nível do futebol. Temos alguns campos pelados que não o deviam ser e também penso que os clubes deviam treinar e fazer os jogos dos júniores nos relvados, enquanto os séniores, uma vez que já têm a sua prática desportiva desenvolvida, deveriam jogar nos pelados.

Os jovens têm que fazer força para jogar nos relvados, porque os mesmos são apoiados pela Câmara, como por exemplo ao nível da manutenção, e acrescento ainda que tem que haver essa aposta por parte dos clubes.

 

4. No passado dia 28 de Janeiro, decorreu a 2ª Gala de Desporto da Mealhada. Que balanço faz desta iniciativa?

 

R: A gala atingiu as expectativas, porque a nossa intenção era premiar todas as pessoas ligadas ao desporto, atletas e não atletas, para que sejam reconhecidas não só pela autarquia, mas por toda a população da Mealhada. No dia a dia têm vitórias e é normal. Mas, mesmo assim, é preciso haver algo diferente, algo mais. Só assim, essas pessoas podem estar ali no palco a receber uma distinção. É um objectivo de todos os atletas do concelho. Todos os que estão no palco são os melhores, e todos os anos vai haver mais força e incentivo para que os desportistas aumentem as suas capacidades e estejam na gala.

 

 

5. Quais são as freguesias mais desenvolvidas a nível das infra-estruturas desportivas? E, já agora, quais as mais activas?

 

R: Mealhada, Luso e Pampilhosa. Como são uma cidade e duas vilas têm maior população e infra-estruturas mais desenvolvidas. O Luso, como também é uma estância termal e turística, é natural que tenha também um desenvolvimento mais activo a nível de infra-estruturas. Cada freguesia tem uma actividade maior que as outras nalgumas áreas, mas tenho de dizer que as mais activas, se falarmos no número de atletas que treinam diariamente e que estão ligados ao desporto serão a Mealhada e a Pampilhosa, uma vez que são as freguesias maiores a nível de população.

Não podemos, no entanto, esquecer o trabalho que fazem as outras com uma população mais diminuta. Penso que na generalidade há uma grande actividade de desporto em todas as freguesias, uma vez que, como se pôde ver na gala, quase todas estiveram representadas.

 

6. No caso de existir um grupo de interessados em criar alguma associação, nalguma modalidade desportiva, que apoio pode requerer da Câmara Municipal?

 

R: Os apoios estão regulamentados, não podemos dar apoios fora das normas. Mas terão sempre apoio moral, logístico…

 

 

7. Por exemplo na freguesia do Luso existem unidades hoteleiras que apoiam as estruturas desportivas, o que favorece a vinda de desportistas nacionais ao município, como é que a autarquia vê esta relação?

 

R: Óptima. Por isso mesmo é que têm que existir muitas infra-estruturas naquela vila. E, além do mais, é uma grande aposta trazer atletas de fora, para desenvolver também o turismo no nosso concelho. Não é por acaso que temos no Luso as selecções de hóquei, as selecções de futsal, o Benfica, o Estoril…

 

 

9. Turismo e Desporto estão interligados no município da Mealhada?

 

R: Logicamente.


publicado por leitaodesportivo às 12:13
link do post | favorito
Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.


»Maio 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29
31


»Equipa


» ver perfil

» seguir perfil

. 1 seguidor

»Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

»Posts recentes

» Proposta do nosso grupo

» Poster

» Viagem a Serralves

» Taça Futsal

» Questionário a docentes e...

» Entrevista ao Vereador An...

» Campeonato Nacional de Ma...

» Galardoados da 2ª Gala do...

» Entrevista ao Vereador de...

» Reconhecimento no "Jornal...

» Dois novos campos de téni...

» Auto-avaliação

» Desporto

» Algumas Infraestruturas d...

» Benefícios da actividade ...

» Actividade Fisica

» O Nosso Projecto

» Quem Somos?

»Pesquisar neste blog

 

»tags

» todas as tags

»Links

Em destaque no SAPO Blogs
pub